CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

TERREMOTOS: CONHEÇA OS PAÍSES QUE MAIS SOFRERAM COM ELES


Veja o Vídeo.

Confira abaixo os terremotos mais devastadores da história, e onde eles ocorreram.

Anualmente ocorrem cerca de 300 mil tremores em todo planeta, muitos deles não são percebidos. Esse fenômeno ocorre em diferentes intensidades e intervalos de tempo. A seguir os maiores terremotos registrados ao longo da história em diversos lugares do planeta:

Terremotos são devastores, e se forem seguidos por tsunamis, o estrago é ainda maior. O Japão é o mais recente país a sofrer com as adversidades da natureza. Confira os maiores terremotos da história.

Países com possibilidade de ocorrer novamente. Os terremotos são difíceis de serem previstos, quando acontecem em questão de segundos deixam um rasto de destruição derivando prejuízos financeiros e vítimas humanas.

O terremoto e depois o tsunami que varreram a costa nordeste do Japão, em Março de 2011, deixou o mundo preocupado e estarrecido com as cenas de devastação. Segundo a agência geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), este é considerado o sétimo terremoto mais devastador de toda a história até os dias de hoje, e o pior terremoto já registrado no Japão. O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês. No entanto, o pior terremoto de todos os tempos ocorreu em Valdívia no Chile. O tremor matou 2.000 pessoas, gerando um maremoto com ondas de até 10 metros. As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Oceano Pacífico.

Alguns dos maiores terremotos em número de mortes, o maior terremoto foi na China, no século

16, com 830 mil vítimas.

1º – Shaansi, China, 1556, 830 mil mortos. Na região central da China, a terra tremeu em 23 de janeiro de 1556 para produzir o pior desastre natural de que se tem notícia. O terremoto atingiu oito províncias e arrebentou 98 cidades, algumas delas perderam 60% da população. A maior parte das pessoas morreu soterrada na queda de casas mal construídas.

2º – Calcutá, Índia, 1737, 300 mil mortos. Relatos de época indicam que essa catástrofe de 11 de outubro de 1737 tenha sido um terremoto. Mas, como na época não existiam registros 100% confiáveis, alguns especialistas levantam a hipótese de que o estrago foi causado por um ciclone. Além dos mortos, o cataclismo deixou 20 mil barcos à deriva na costa.

3º – Tangshan, China, 1976, 250 mil mortos. O tremor de 27 de julho de 1976 sacudiu o nordeste da China. A cidade toda dormia quando o chão mexeu, fazendo cerca de 800 mil feridos. Até hoje, especialistas suspeitam que o número de mortos possa ser muito maior que o divulgado pelo governo. Estima-se que o total de vítimas possa ter chegado a 650 mil

4º – Kansu, China, 1920, 200 mil mortos. Essa região situada no centro-norte do país não sentia um tremor havia 280 anos, mas esse de 16 de dezembro de 1920 botou para quebrar: atingiu uma área de 67 mil km2, arrasando dez cidades. A série de ondulações deformou a área rural e prejudicou uma das principais atividades econômicas da região, a agricultura.

5º – Kwanto, Japão, 1923, 143 mil mortos. O megatremor de 1º de setembro de 1923 atingiu as principais cidades do Japão. Só em Tóquio e Yokohama, mais de 60 mil pessoas morreram nos incêndios causados pelo abalo. Logo depois desse terremoto, a profundidade da baía de Sagami, no sul de Tóquio, aumentou mais de 250 metros em alguns pontos.

6º – Messina, Itália, 1908, 120 mil mortos. Em 28 de dezembro de 1908, o sul da Itália sofreu com um grande terremoto que devastou as regiões da Sicília e da Calábria. Para complicar ainda mais as coisas, o tremor foi seguido por tsunamis de até 12 metros de altura. A seqüência de enormes paredes de água quebrou na costa do país e amplificou os estragos.

7º – Chihli, China, 1290, 100 mil mortos. Quase não há registros sobre esse chacoalhão de 27 de setembro de 1290 – apenas a certeza de que ele foi um dos mais mortais da história. A província de Chihli, que teve seu nome mudado para Hopei em 1928, inclui a cidade de Tangshan e é famosa pelos terremotos, que já teriam vitimado mais de 1 milhão de pessoas.

8º – Shemakha, Azerbaijão, 1667, 80 mil mortos. Por estar situada em cima de uma zona sujeita a abalos, essa cidade foi destruída por vários terremotos. O primeiro e mais mortal foi esse de novembro de 1667. Depois do susto, a tranquilidade não durou muito: registros da época indicam que a terra voltou a tremer por lá dois anos mais tarde.

9º – Lisboa, Portugal, 1755, 70 mil mortos. Em apenas 3 horas, a capital portuguesa foi atingida por três tremores distintos, que destruíram 85% da cidade. Gigantescas ondas atingiram a região, a água subiu 5 metros acima do nível normal e um incêndio consumiu casas, igrejas, palácios e bibliotecas. A tragédia aconteceu em 1º de novembro de 1755.

10º – Yungay, Peru, 1970, 66 mil mortos. Esse terremoto de 31 de maio de 1970 fez desabar um enorme pico de gelo na cordilheira dos Andes. Em poucos minutos, a cidade de Yungay estava debaixo de uma massa de neve e detritos que desceram a encosta a mais de 300 km/h. Para piorar a situação, as inundações subiram o prejuízo para 530 milhões de dólares.
Esses são os mais devastadores, mais teve muitos e muitos outros que se fosse citar todos aqui não caberia.
A partir do séc.I houve somente oito tremores de terra, já no séc. XIX, os terremotos aumentaram aproximadamente para cerca de 2119. Em sua quantidade. Do ano de 1905 até 1976 morreram cerca 1.640.700 pessoas vítimas de terremotos. E daqui para frente a tendencia é aumentar.


Assista ao vídeo e saiba mais sobre as maiores tragédias naturais da história do planeta.


Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate