CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

PEDOFILIA DEIXA MARCAS PROFUNDAS

As cicatrizes deixadas por esse tipo de violência costumam vitimar não apenas a criança que foi abusada, mas provocam sofrimento em toda a família.

As cicatrizes físicas e psicológicas deixadas em uma criança vítima de pedofilia podem acompanhá-la durante a vida inteira. Infelizmente, essas são marcas que também costumam ficar cravadas nas famílias que vivenciam o drama. Alguns pais se sentem culpados, com a sensação de que foram negligentes, achando que poderiam ter evitado que o filho passasse por um trauma como esse.

Para a advogada paulistana Paula Belmanto, a dor provocada por uma situação desse tipo - que ela mesma teve de enfrentar -, pode ser considerada ainda pior. Ela descobriu que o filho, Lucas, na época com apenas 2 anos idade, estava sendo abusado sexualmente pelo próprio pai. “Ele foi vítima de um crime horrível, debaixo do meu próprio teto e eu não tinha me dado conta disso”, desabafa.

Ela conta que, na noite em que tomou conhecimento do fato, foi como se um estrago irreparável tivesse acontecido. “Foi uma mistura de sentimentos: impotência, nojo, ódio e uma revolta indescritível. Mesmo assim, procurei me conter na frente do Lucas, pois sabia o quanto era difícil para ele contar o que vinha acontecendo”.

A advogada diz ter carregado muita culpa por anos a fio, e que só conseguiu se perdoar, em parte, tempos depois, após obter a sentença definitiva do Poder Judiciário, retirando do pai de Lucas todos os seus poderes paternos, inclusive o direito de visitas

Abuso deixa marca psicológica profunda, dizem especialistas.

Crianças que foram abusadas ou tiveram imagens divulgadas podem ter transtorno de personalidade

Especialistas afirmam que as crianças vítimas de pedofilia sofrem diversas consequências durante o seu desenvolvimento, que se estendem até a maturidade.

"Muitas vezes, a criança que foi objeto de abuso para a produção de imagens eróticas vai desenvolver principalmente dificuldade no desenvolvimento da sexualidade e da relação de confiança", afirma Erikson Furtado, psiquiatra da Infância e da Adolescência da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto.

Segundo ele, a pornografia altera mudanças consideráveis no comportamento da criança, que passa a ficar mais agressiva. Já a queda no rendimento escolar e de queixas físicas são outros dois fatores que sinalizam a exploração.

"Há um risco elevado de a criança perpetuar o comportamento inadequado para a fase adulta", disse Furtado.

Adultos que foram vítimas da pedofilia quando crianças podem sofrer transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de personalidade, além do quadro de ansiedade, fobia e de depressão. "São problemas emocionais que vão repercutir sobre a pessoa e também sobre sua família. Cria-se uma repercussão social muito grave".

Tratamento

Furtado disse que as vítimas, não apenas na infância, mas na fase adulta, precisam de assistência médica, que inclui sessões com terapeutas, psicólocos ou até com psiquiatras, quando é preciso uso de medicamentos para atenuar possíveis transtornos.

"Os tratamentos ajudam a aliviar e há uma boa chanche da pessoa se recuperar e voltar à vida normal"". "

Rozangela Justino ressalta o termo resiliência, capacidade de superar traumas como uma violência sexual, como uma forma para que a pessoa possa viver bem. No entanto, para ela, "a maioria vive com os sintomas da síndrome do trauma crônico ou do estresse pós traumático. Muitas destas pessoas, além destes sintomas podem desenvolver condutas dissociais, depressão, TOC, transtorno da dependência emocional e outros, até mesmo podendo chegar a um quadro psicótico. "

A psicóloga vê em Deus a melhor maneira de contornar a desordem. "Se ela tem uma boa relação com Deus, ela se sentirá amada e a culpa poderá ser minimizada ou eliminada. O milagre de Deus pode acontecer não somente na conversão como também promovendo curas físicas e emocionais".

W.T., garante que existe solução para as marcas deixadas por um abuso. "A melhor forma é falar sobre o assunto de forma franca, aberta e à luz da graça de Deus. É assim que as feridas emocionais são tratadas e curadas - é o que nos ensina Tiago 5:16 e 1 João 1:7-9. Quando uma criança é abusada, é muito importante que os pais a confortem e assegurem que ela não fez nada errado, que o adulto é que agiu errado. É importante que os pais amem seus filhos e filhas e reafirmem o seu valor para eles".

Ainda que seja possível superar as consequências traumáticas de uma violência sexual, é importante destacar que existe um processo para que isso ocorra. "Não existem psicólogos que podem trazer a cura. Eles podem ajudar e orientar. Mas sem a Palavra de Deus, sem a intervenção do Espírito Santo de Deus, não há cura. É necessário buscar a Deus. Chorar, pedir para que realmente Ele venha curar esse trauma. A Bíblia diz que tudo o que pedires em oração, crendo, recebereis", endossa Joide.

Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate