CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

INVEJA É A PODRIDÃO DOS OSSOS

Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem da inveja está na comparação ou na competição entre duas ou mais pessoas.

A inveja e o ciúme quase sempre andam juntas. Esses dois sentimentos são sempre seguidos de contendas. Ela torna o invejoso ambicioso, egoísta, arrogante contra o seu próximo. O ciúme faz a pessoa ser insegura e a leva a invejar e cobiçar o que o outro tem.

A inveja é o sentimento de infelicidade que faz o invejoso se incomodar com o sucesso do outro. Ela dói, não pelo que a pessoa necessita, mas quando vê que os outros têm mais do que ela.

No conceito bíblico, a inveja é uma doença que afeta a alma. Ela é comparada com a podridão dos ossos talvez porque a podridão estraga lentamente sem ser percebida, e mata a pessoa de dentro para fora.

“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.” (Provérbios 14.30)

Geralmente, o invejoso é egoísta e deseja ter tudo que vê, e quando se sente ameaçado, ele é capaz de tudo, para prejudicar o outro. A inveja é algo que cega e deixa a pessoa obcecada e descontrolada. Ela faz de tudo para que a outra perca tudo aquilo que construiu.

Na bíblia temos vários exemplos ruins de inveja que destruíram vidas de uns e trouxe sofrimentos para outros.

O ciúme e a inveja levaram os irmãos de José a querê-lo morto, e por isso o venderam como escravo, e fez Caim matar Abel. (Gênesis 4:5)

“Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele” (Atos 7.9)

Ela faz mal à pessoa que a sente e pode fazer mal também à pessoa invejada.

Veja o caso de Saul e Davi

Saul era o rei de Israel. Homem amadurecido e experiente. Davi era um jovem soldado de seu exército, sob seu comando. Ambos batalhavam pelos mesmos interesses. Num certo dia, quando voltavam de uma batalha, Saul é tomado pela inveja quando o cântico das mulheres fez a seguinte comparação:

“... Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?”

“Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.” (1Samuel 18:7,8)

Saul sentiu-se inferiorizado e a inveja explodiu em seu peito e fixou-se em sua mente. A inveja afetou sua visão, isto é, a maneira de ele olhar para Davi. Na prática, isso se chama "preconceito", ou seja, o ato de conceituar uma pessoa antes de conhecê-la.

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6.22,23).

O olhar sempre reflete a natureza de quem olha.

Espaço para o diabo agir.

O diabo entrou na vida de Saul a partir do momento em que ele deu espaço para a inveja:

“No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, de dilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança, que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este e se tinha retirado de Saul.” (1 Samuel 18.10-12).

Observe que a ação maligna se manifestou por uma crise de raiva, em andar armado dentro de casa e nas duas tentativas de homicídio

O ciúme e a inveja entre os pregadores citados em coríntios, mostra que gerou contenda e divisão.

“Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos.” ( 2coríntios 12.20

Os invejosos e ciumentos estão associados sempre com a contenda, iras, disputas, maledicências, difamação, arrogância e toda sorte de males e perturbações.

Muitos pregadores nos dias de hoje e no primeiro século pregam e pregaram a Cristo movidos pela inveja. São zelosos pela causa de Cristo, mas esse zelo é motivado pelo desejo de desacreditarem outros pregadores. E quando isso acontece, o evangelho do Senhor Jesus é o único prejudicado, devido aos escândalos motivados pela inveja.

Isso é muito sério: Pense bem. De que adianta querer ganhar as almas dos outros se a sua própria vai para o inferno. Isso é, se você não se arrepender e mudar.

Os invejosos, ciumentos, e os que causas disputas, desavenças, malquerenças, não herdarão o reino dos céus.

“idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”( Gálatas 5:20,21)

A contenda nasce da inveja, da ambição e do desejo de prestígio, de posição e de destaque. É o espírito que nasce da competição desmedida e ímpia. A contenda corre solta quando os cristãos odeiam ser superados.

“é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,” (1 Timóteo 6:4-5).

O diabo sempre procura uma brecha na vida do cristão. E uma das maiores brechas é quando a pessoa nutre algum sentimento de inveja e ódio para com o seu próximo.

Que a nossa posição a favor da verdade não seja obscurecida com o motivo pecaminoso da inveja que nos conduz à contenda. Com o ciúmes e a inveja no coração, não podemos fazer julgamentos justos; o julgamento parcial só gera mais contenda.

“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1 coríntios 3.3)

Texto adaptado por Mari D Ricci.
Com informações de:
Wikipédia e Darrell Hymel

Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate