CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

A ARROGÂNCIA PRECEDE A RUÍNA

Arrogância, soberba, altivez, orgulho, são sentimentos que caracterizam a falta de humildade e de amor ao próximo. São características ruins e negativas de uma pessoa extremamente egoísta. É uma admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio. Esses sentimentos fazem a pessoa ter atitude superior à solicitada na situação ou momento. Que abusa da autoridade para efetuar um ato com intuito de demonstrar que é melhor ou mais importante que outro. (Dicionário informal). 

"Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune." Provérbios. 16:5 

Muitos cristãos caem nesse erro quando se acham  mais santos e justos do que os outros. Isso leva a pessoa a se tornar arrogante e prepotente. Não estou dizendo que a pessoa não deva se santificar. Pelo contrário. A pessoa tem que se afastar de todo pecado. "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."(1 Pedro. 1:16) "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."(Hebreus.12:14) Estou falando da pessoa que se acha melhor e mais justa e santa do que as demais pessoas e se acha no direito de julgá-las e desprezá-las. Como aquele fariseu. Por mais justos que sejamos, não somos melhores que ninguém. Nunca devemos nos esquecer que somos simples criaturas agraciadas por Deus. 

" ...Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:" 

"Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado."(Lucas. 18, 9-14). 

O arrogante não cuidam de si próprio porque sempre se acha perfeito e não ver erros em si mesmo. E por se achar assim, olha os outros sempre com maus olhos, enxergando somente os erros e defeitos. Quando a pessoa se acha melhor e mais santa que a outra e que seus atos são melhores, isso faz com que o seu coração se eleve, e com isso, ela acha que tem o direito de julgar todos os que não pensam da mesma forma e não fazem as mesmas coisas que ela. Quem age assim, se julga sempre melhor e superior às demais. E é assim que começa a queda espiritual. Ela fica tão cega espiritualmente que não consegue enxergar quando comete um erro. 

 "A arrogância precede a ruína, e o espírito altivo, a queda." Provérbios 16:18 

Cego pelo orgulho, Lúcifer é transformado em satanás. "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.”(Ez. 28:17). Assim acontece com aqueles que são orgulhosos e se acham com o direito de julgar igual Deus. Ficam completamente cegos. Aqueles que, nos seus corações, se acham mais justos do que os outros, têm um conceito maldoso e injusto contra o próximo. Têm sempre maus olhos e são levados a julgar os que não seguem os seus pensamentos e conceitos. Eles não são guiados pela palavra de Deus, mas são guiados por suas próprias regras. 

São obstinados e não examinam as escrituras para serem guiados por ela. Às vezes, julgam alguém por algo, mas cometem outros erros piores. Precisamos ter humildade e tolerância para com o nosso próximo, assim como o Senhor Jesus tem para com nós. Sendo Jesus, filho de Deus, não se achava melhor que os demais. Comia com pecadores, e deu exemplo de humildade, quando lavou os pés dos discípulos. E nós quem somos para desprezar os outros só porque não pensam como nós e não têm a mesma fé que a nossa? Jesus nunca desprezou ninguém por mais pecador que fosse. 

Veja o que Ele disse: "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."(João.8:15). "E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia."(João. 12:48,49). 

Se Jesus, sendo santo, perfeito, pensou assim, quem somos nós para nos achar super santos e querermos ser melhores que o nosso próximo e julgá-lo antes do tempo. "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; " (Fl.2:5-9). 

Uma pessoa arrogante e orgulhosa só consegue se libertar desse sentimento se for capaz de reconhecê-lo, pois fica naturalmente camuflado. Dificilmente um orgulhoso reconhecerá que o é. 

Deus deixa bem claro para o homem uma série de avisos com respeito a esse sentimento. 

"Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria." Provérbios.11:2 

 "...o que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei" (Sl. 101:5)

"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” Provérbios .29:23. 

“Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo.”Salmos 31:18 

“O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” Provérbios 8:13 

"Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor Deus dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar". Jeremias 50 31 

Mari D Ricci

*******
Aviso sobre direitos autorais.Todos direitos reservados.Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, sem que seja dado crédito ao autor.

Um comentário:

Samuel Jonas disse...

Olá, então, como se libertar da altivez ? Realmente eu sou muito orgulhoso eu não consigo reconhecer meus erros, reconhecer que sou pecados como todo mundo, o que fazer para quebrar o orgulho ? Alguma dica ?

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate