CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

A ESPERTEZA PESSOAL E PROFISSIONAL

Você é esperto? Conhece alguém realmente esperto? Ou que se acha esperto? Aliás, o que é ser esperto?

O Dicionário Houaiss diz que esperteza é:

“1. Virtude, característica de esperto; 2. Ação ou método de quem é esperto; rapidez, eficiência, inteligência, tino, vivacidade; 3. Ação desonesta para conseguir algo, tentando ludibriar alguém; ardil, astúcia, malandragem." O conceito 2 é positivo, é ser esperto e o 3 é negativo, e também é ser “esperto”.

Tenho um tio que se julgava muito esperto e ganhava bastante dinheiro. Ele dizia, em alto e bom som, que "todo dia um bobo sai à rua; basta achar o bobo que você ganha dinheiro". Quem o via achava que isso funcionava; ele tinha casas, terrenos, carros. Na época, meu pai era um "remediado" que lutava com estudo e trabalho, confiando em Deus e na honestidade. Quem olhava o conforto e os bens que meu tio proporcionava à esposa e aos filhos podia achar que ele era esperto mesmo. Trinta anos depois, uma análise dos dois mostra que todo o patrimônio amealhado entre os bobos acabou se perdendo, escorreu por entre os dedos, e o que meu pai foi construindo se mostrou mais sólido. No final, vi que o bobo era o meu tio, justamente aquele que se julgava o mais esperto. Ele era "esperto", enfim.

A desonestidade é uma má política, um mau negócio. A Bíblia fala sobre um homem que construiu sua casa (sua vida, sua carreira, seu casamento, sua religião) sobre a rocha e outro que construiu sobre a areia.

Quem é esperto/sábio e tem base, sobrevive às tempestades que atingem a todos; quem é “esperto/espertalhão” não consegue. Para se ter ideia, do mesmo termo latino – "expertu" – vieram os termos "esperto" e "experto", sendo que este último se refere, segundo o Dicionário Aurélio, a quem "tem experiência; experimentado, experiente, que tem conhecimento, perito". Daí, convivermos com conselhos como "seja mais esperto" e advertências como "não tente bancar o esperto".

A carreira dos "espertalhões" não costuma ser longa. Procure analisar as situações, pessoas e propostas com cautela e serenidade para diferenciar quem é quem. Muitos procuram ser mais "espertos" que os outros – eles lembram um pouco a famigerada "Lei do Gerson", que diz que é preciso "levar vantagem em tudo". Jesus nos orienta a sermos “simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.

Labão, cuja história está no livro de Gênesis, do capítulo 24 ao 31, foi "esperto" e fez seu sobrinho, Jacó, trabalhar para ele por 14 anos para desposar Raquel. Ocorre que, nesse longo período, parece que negligenciou seu trabalho, desaprendendo a cuidar do rebanho. Tanto é assim que, quando Jacó decide partir, recebe uma proposta desesperada: “Determina-me o teu salário, que to darei” (Gn 30.28).

Nada como saber fazer bem uma tarefa ou ofício. Repare: quem sabe trabalhar escolhe para quem trabalha, quando e o quanto vai ganhar. Jacó preferiu fazer um acordo diferente e acabou enriquecendo sobremaneira. Com Labão, no começo, Jacó foi enganado. Interessante notar que Jacó havia enganado seu pai e seu irmão antes, ou seja, o “esperto” sempre acaba achando um outro mais sabido do que ele.

Já Labão foi “esperto” e acabou, no final, sendo superado por aquele a quem enganou. É sempre assim: espertezas não são muito duradouras. Levar vantagem sobre o outro, ou ter lucro excessivo, não é bom. Com o tempo você perde a credibilidade, amigos, negócios, empregos.

O investidor Warren Buffet afirma: “Não se pode fazer bons negócios com pessoas ruins.”

E Abraham Lincoln alertou que: "É possível enganar algumas pessoas todo o tempo; é também possível enganar todas as pessoas por algum tempo; o que não é possível é enganar todas as pessoas todo o tempo."

Os mais espertos são aqueles que não ficam dizendo que são espertos. A humildade é indício de competência e da boa esperteza. Quem fala muito é porque gasta pouco tempo trabalhando ou estudando e não vai muito longe. Escolha ser esperto, sábio, humilde e trabalhador.

Deus honrará você. Leia: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Pv 18.12), e “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” (Tiago 3.13)

Escrito Por: William Douglas 


AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate