Entendendo para mudar.
Quem não conhece alguém com gênio difícil e temperamento colérico? São os chamados “geniosos”. É comum ouvir, no meio cristão, as pessoas dizerem que fulano diz ser uma pessoa de Deus, mas tem um gênio insuportável. Alguns, para piorar ainda mais a situação, afirmam que esse tipo de comportamento é perfeitamente normal.
Quem faz tal afirmação está completamente desinformado do que diz a palavra de Deus a respeito desse assunto.
Uma pessoa cheia do Espírito Santo jamais sofre desta síndrome “ Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim..!” Quando alguém aceita a Cristo como Salvador, vai desenvolvendo pouco a pouco e naturalmente mudanças em seu caráter. De acordo com o querer da pessoa, o Espírito Santo tem a liberdade de trabalhar no interior de cada um.
Muitos cristãos, por falta de informação, conhecimento e unção têm perdido grandes oportunidades em suas vidas por causa de um problema de temperamento. Muitos casamentos têm sido destruídos no meio evangélico, devido o problema de temperamento agressivo.
Todos os temperamentos apresentam características positivas e negativas. Cabe ao ser humano buscar de Deus o entendimento e a sabedoria, e dar ao Espírito Santo a oportunidade de trabalhar com liberdade em seu coração. Somente assim será possível conviver em harmonia.
Até quando essa velha criatura vai dominar você?
"...Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;" Romanos 6:6
Uma pessoa de temperamento colérico tem de negativo a insensibilidade. Possui coração, muitas vezes, indiferente; a compaixão não faz parte de suas características. Muitas vezes é violento, agressivo, rancoroso e vingativo. Esse é o temperamento dos ditadores, implacáveis e arrogantes. A psicologia o vê como prepotente e autoconfiante. Dificilmente pede perdão, seja para Deus ou para os homens.
A pessoa colérica torna-se mandona e controladora. Exemplos de coléricos da Bíblia: Caim, assassino do próprio irmão, traiçoeiro e cínico. Ninrode, o primeiro ditador mundial, dominou oito cidades-reino, colocou-se no projeto da torre de Babel e só Deus pôde pará-lo. Saul, duro de coração, e perverso. Jezebel, mandona e prepotente.
Geralmente a pessoa colérica é orgulhosa e dificilmente admite que está errada. Ela sempre procura culpar os outros pelos seus desequilíbrios e nunca acha que precisa mudar. Não é nada fácil, mas para alguém se despojar dessa obra da carne é preciso ter muita humildade, força de vontade e reconhecer que precisa mudar.
“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Colossenses 3:8
A cólera é obra da carne e quem pratica as obras da carne não herdará o reino dos céus (Gálatas 5:19-21)
Todo ser já nasce com um conjunto de características negativas e positivas que, inconscientemente, influenciam o procedimento natural de crescimento. Assim como o temperamento é aperfeiçoado em uma criança por meio da disciplina, da educação e dos comportamentos básicos da fé, por meio dos princípios da vida, que se dará origem ao caráter. Da mesma forma pode ser aperfeiçoado nos adultos também.
O temperamento é a combinação de características congênitas que afetam o procedimento do homem. Elas são recebidas dos avós e pais. É o jeito de ser de cada pessoa. Algumas pessoas, por exemplo, apresentam dificuldade de entender o seu próximo e a si próprio. O temperamento sempre é alvo de investidas de satanás, pois todo ele é constituído de fraquezas e virtudes. Tudo muda, no entanto, quando o Espírito Santo está no controle.
Este estudo tem o objetivo de despertar os cristãos no que se refere a uma reflexão de mudança. Acordar para o crescimento espiritual no sentido de obter um completo controle e transformação de temperamento pelo Espírito Santo.
Uma pessoa com mau gênio, a Bíblia diz que é um tolo. (Eclesiastes 7:9) “Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos.”
(Provérbios 19:11) “A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.”
(Provérbios 16:32) “Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.”
Domine o "mau gênio" rápidamente. A Bíblia diz em (Efésios 4:26-27) “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo.”
Não retalie quando o ofenderem. A Bíblia diz em (1 Pedro 3:9) “Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.”
Ira produz contenda. A Bíblia diz em (Provérbios 30:33) “ Porque o bater do leite produz manteiga, e o torcer do nariz produz sangue, e o açular a ira produz contendas”
Texto adaptado por Mari D Ricci
Um comentário:
Fui muito abençoada, realmente a Palavra de Deus nos instrui e corrige, muito edificante.
Postar um comentário