A fé verdadeira é reconhecida pelos frutos que produz.
Quando há verdadeira fé no coração do homem, as obras fluem naturalmente assim como os frutos são naturalmente produzidos em uma árvore.
O verdadeiro cristão produz bons frutos.
"Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons...” Mateus7:17, 18
Somos justificados pelas obras, e não somente pela fé.(Tiago 2:18)
“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?".
" Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.”
“Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?”
“Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tiago 2:18-26.
Podemos ser “bons” no sentido bíblico da palavra, não “bons” como merecedores da salvação, porque as qualidades de uma boa pessoa não são suficientes para salvá-la. É possível que alguém tenha todas as qualidades de uma pessoa boa e ainda não tenha a salvação. A Bíblia diz que boas obras não salvam as pessoas de seus pecados.
Devemos se bons porque somos a semelhança do nosso Criador, e não para merecer a salvação. Boas obras são consequências, não a causa da salvação.
Nós podemos ser as melhores pessoas do mundo. Ter tal "fé", bondade imensa, mas, que fique claro que a certeza da salvação não deve ser por essas virtudes, mas por reconhecer o sacrifício da morte de Jesus na cruz, e pelo perdão dos nossos pecados.
Mas isso não que dizer que não devemos ter boas obras, ao contrário, é um dever do verdadeiro Cristão.
“Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.” (Hebreus 13:16)
“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” Salmos 23:6
Só não devemos deixar que alguém nos faça de escravos, pois Jesus nos deixou livres de qualquer jugo.
Texto adaptado por Luz Para Viver
Nenhum comentário:
Postar um comentário