Quando se fala em cegueira espiritual, logo vem na cabeça, os que estão no mundo e não conhecem a Deus. Mas, a pior cegueira, está dentro das igrejas no meio dos cristãos. Principalmente os que estão em uma posição elevada e por ter um certo conhecimento da palavra de Deus, acham que estão bem espiritualmente e que, tudo o que falam vem realmente de Deus.
O fato de uma pessoa conhecer a palavra de Deus, não quer dizer que ela seja de Deus, porque, uma coisa é ter conhecimento da palavra, outra coisa é praticá-la.
"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?...Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mt.7:14-23).
Existem muitos que ensinam a palavra de Deus, mas não praticam. Por isso ficam completamente cegos. Seja membro, obreiro, pastor, diácono, bispo ou qualquer outro título. Se não andam segundo a palavra de Deus, são considerados fariseus hipócritas pelo Senhor Jesus. Mesmo ela tendo um título e uma grande fé, se não obedecer a palavra de Deus ela não herdará o reino de Deus.
Os fariseus eram um grupo de judeus devotos à lei de Moisés. Eram os principais mestres nas sinagogas. Ensinavam e tinham muito conhecimento de Deus e da lei de Moisés, mas, eram cegos espiritualmente e não conseguiam enxergar Jesus como Salvador.
Hoje existem muitos assim. São devotos da igreja, do conhecimento bíblico, mas, não enxergam a verdade e nem a praticam. Acham-se certos no que pregam, mas no seu íntimo são cheios de iniquidade e não conseguem enxergar, para poderem se concertar. Gostam de dominar as pessoas com regras e conceitos próprios. Pregam uma coisa e fazem outra, visando somente o proveito próprio. Vivem segundo os seus próprios conceitos, ao invés dos preceitos de Deus. E no fundo, é como o Senhor Jesus disse: São falsos e hipócritas.
"Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los." "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!" "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!"
"Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade." "Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?"(Mt. 23:4, 15, 23-28, 33).
Como uma pessoa que vive na hipocrisia, pode ser um instrumento de Deus, para ajudar salvar os outros, sem ela, mesma, estar salva?
Disse Jesus:
"Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?
"O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre."
"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."
" Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas."
" O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração."
As atitudes de uma pessoa (os frutos) mostram quem ela é.
"Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa."(Lc.6:39-49).
Grande será a ruína dos que não se consetarem.
Veja o conselho que Jesus nos dá quando deparamos com fariseus:
"Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem."(Mt.23:3).
"Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,"(2Tm.3:13,14).
Paula Ricci
Nenhum comentário:
Postar um comentário