CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

SINCERIDADE AO EXTREMO TEM LIMITE

E este limite é o respeito ao próximo.

Falar o que pensa, na hora que quer e do jeito que tem vontade. É isso que os sinceros ao extremo fazem, sem pensar em como o outro vai receber o que está sendo dito. Mais que isso, as consequências desta franqueza desenfreada pode chegar àquele que se diz sincero.

Esta espontaneidade e sinceridade encontradas nas crianças são ótimas, mas elas são podadas desde o início. "Seria ótimo se todos fossem puros e inocentes como elas, mas desde o início os pais as repreendem, dizendo que é feio dizer tal coisa para uma pessoa, pois esta pode ficar chateada", explica a psicóloga Aline Lemos.

Segundo ela, a repreensão não é pela verdade dita, mas sim pela forma como é falada. "A sinceridade é ótima, mas há formas de dizer, com educação e sutileza, sem grosseria para não chegar ao ponto de ofender o outro."

Aline também explica que há pessoas que usam "chistes". "É um termo usado para explicar aqueles que falam o que pensam de uma forma irônica, usando a brincadeira inconscientemente. Desta forma, pode ou não ter o lado negativo, depende muito, por exemplo, se a pessoa sincera é brincalhona, então esta atitude pode não ofender ao próximo. Mas, se ela usar a brincadeira somente para falar a sua verdade, isso pode sim ser desrespeitoso."

E as consequências podem ir além quando não há este equilíbrio entre a sinceridade e o respeito. "Ao ser sincero com alguém, deve-se avaliar o grau de intimidade que se tem com aquela pessoa. Se existem outras ao redor, deve haver uma análise de afinidade com todos, para não trazer um clima constrangedor ao se expressar e defender sua opinião sobre determinado assunto", ressalta a psicóloga.

Para evitar isso, Aline esclarece que é importante encontrar a medida da sinceridade. "A pessoa sincera deve ter bom senso em relação àquilo que será dito, até para que isso não se vire contra ela e as pessoas comecem a não desejar mais sua presença, sua amizade, por julgarem aquele jeito franco demais e desrespeitoso com o próximo. Ser sincero não quer dizer ser mal educado, não ter limites, mas sim ser verdadeiro, respeitando a personalidade e as ideias do outro", finaliza Aline.

A sinceridade também tem o seu lado positivo quando é usada para estar mais próxima de Deus. "Quando a pessoa faz uma súplica com esse teor de sinceridade, pureza e fé, então, Deus ouve essa oração e o Espírito Santo vem ao encontro dela.

A parceria com o próximo pode existir exatamente quando a sinceridade é usada de forma positiva, para o uso da fé. "O Senhor Jesus quer te salvar, mudar a sua vida. Mas precisa haver uma parceria sua com Deus"


Tany Souza
arcauniversal

Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate