CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

FANATISMO POR IDOLOS

Obsessão causa sérias consequências.

De acordo com especialistas, muitas vezes os jovens se espelham em seus astros, conduzindo suas vidas conforme a deles.

Segundo a psicóloga, estabelecer regras aos filhos é um dos caminhos para conter o exagero. Neide Giuriati alerta para as consequências de tanto fanatismo e compara o problema ao uso de drogas. “Os pais deverão propor regras e limites a cada um deles, a fim de que haja uma conscientização do que é uma adolescência normal e anormal.

O fanatismo em excesso é comparado ao usuário de drogas, álcool e outras substâncias ilícitas. Sua dependência deverá ser tratada com os mesmos cuidados” destaca.

Ficar horas na fila para comprar ingressos do show ou jogo favorito, colecionar revistas e pôsteres e até ir às portas dos hotéis onde as celebridades estão hospedadas para cultuar seus ídolos preferidos são características que indicam fanatismo.

Na busca pela formação da identidade os jovens são capazes de realizar atitudes impensáveis, deixando os pais preocupados e prejudicando o próprio desenvolvido como indivíduo. Entretanto, por que eles cultivam estes excessos?

Para Neide Giuriati, psicóloga da instituição Kanguruh Jundiaí, os jovens procuram uma referência externa que não esteja vinculada à família. “Quando buscam pelos seus ídolos, estão buscando referências fora do convívio familiar, onde projetam no outro o que gostariam de ser, pois é uma forma de construção da sua identidade”, afirma.

Participação dos pais

A educação repassada pela maioria dos pais é alimentada por orientações e conselhos baseados nas experiências de vida. Não interagir e deixar lacunas no acompanhamento dos filhos pode agravar a situação. “Se não houver por parte dos pais a compreensão e a percepção do problema, o amadurecimento do filho poderá ser retardado e comprometido”, adverte.

Neide Giuriati diz que não há restrições sobre possuir ídolos, mas alerta que o exagero traz inúmeros malefícios. “O adolescente ter sua ‘paixão’, dentro de um padrão de normalidade, não se torna um problema. O que prejudica é o excesso. Ao perder a racionalidade e se ver totalmente dependente das fantasias, ele perde a personalidade”, conclui.

Adriano Augusto 
Agência Unipress Internacional

Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate