CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

O QUE LEVA UMA PESSOA A ADIAR COMPROMISSOS E TAREFAS?

Como lidar com essa situação?

Dizem que a pressa é inimiga da perfeição. Essa é a frase preferida dos procrastinadores, que são aqueles que deixam para depois de amanhã o que poderia ter sido feito hoje. 

Segundo o dicionário “Aurélio”, procrastinação é o ato ou efeito de adiar, delongar algo que poderia ser feito naquele momento. Mas o que leva realmente uma pessoa a adiar compromissos e tarefas? Seria somente preguiça ou há algum fator emocional por trás disso?

Imagine que você esteja cheio de provas marcadas e trabalhos da faculdade com prazos estourados. Ou tenha no trabalho grande número de compromissos e tarefas para ser realizadas.

A maioria das pessoas alguma vez já deve ter passado por essas situações. Até aí tudo bem, mas se isso se torna situações comuns no seu dia a dia você é mais um candidato a ser um procrastinador de um grupo de pessoas de tamanho incalculável. Você é definitivamente daquele tipo que empurra tudo com a barriga.

Alguns  na verdade  são acomodados e desleixados por natureza. Se ela não der um basta na situação, isso se torna um círculo vicioso.

Em geral a procrastinação envolve a decisão de deixar coisas importantes para ser realizadas depois. Esta decisão pode levar a um bem estar passageiro, mas com o tempo passando e as tarefas se acumulando em longo prazo pode conduzir a uma baixa sensação de auto-eficácia, redução do ego, inconformidade, insegurança. Para além das conseqüências adversas que ocorrem por não ter cumprido as tarefas a situação pode agravar com sentimentos de culpa, ansiedade e até depressão.

Segundo a psicóloga Daniela Barboza a maior parte das pessoas que tem características de procrastinadores apresenta elevado grau de ansiedade, baixa auto-estima e com níveis de consciência abaixo daquilo que ele pode realizar, ou seja, tem desejos além daquilo que podem fazer e com pouca dinâmica.

A um perigoso elemento que pode disfarçar o reconhecimento da procrastinação. As causas que provocam podem ser confundidas com os efeitos, ou seja, a pessoa não procrastina porque tem muitas tarefas para ser realizadas e sim por que já faz parte de grupo com características que adia tudo para última hora.Diz Daniela Barbosa

Como lidar com esse problema?

Assumir o problema é o primeiro passo na visão do psicólogo: “Antes de mais nada, assumir que ele existe, depois, vencer a si mesmo e acreditar que pode vencer aquelas barreiras naquele momento. Faça de tudo para cumprir promessas, porque uma promessa cumprida abre a possibilidade para novos desafios, novas conquistas, pois o ser humano é movido por aquilo que realiza. O nosso ser pede espaço para o fazer e, assim,dar sentido à vida.”. Quase perdeu a viagem A personagem Scarlet O´hara, do filme “E o vento levou”, imortalizou a célebre frase: “Pensarei nisso amanhã.” Se nos folhetins e na tela do cinema isso pode soar como poesia, na vida real pode trazer transtornos.

Que o diga a diretora editorial Tania Jorge. Ela estava com quase tudo pronto para viajar para os Estados Unidos. Passagens, reserva em hotéis, só deixou para depois um item importante: o visto de entrada no país. “Deixei para depois, achando que seria fácil, mas foi muito difícil. Corria o risco de perder tudo o que havia gasto. Lembro que fiquei nervosa, apreensiva, mas o passaporte chegou, só que um dia antes do embarque. Nem preciso dizer que foi uma tensão enorme, uma ansiedade terrível, mas valeu a pena, pois tirei boas lições de que nunca devemos deixar nada para a última hora.

Devemos nos preparar com antecedência para não correr riscos que possam prejudicar planos e sonhos”, relata. Qualidade de Vida É claro que uma vez ou outra temos tendência a deixar algo para resolver depois. Isso é normal na visão de Mohallem, no entanto, não pode ser uma regra, pois, segundo ele, quem resolve as pendências no tempo certo aproveita mais a vida. “Aquele que resolve as coisas em seu devido tempo é uma pessoa livre para fazer outras coisas. Não vai deixando que situações se tornem uma bola de neve, até se tornar uma avalanche de questões mal resolvidas. Quem faz tudo no tempo determinado, terá mais tempo para ficar com a família, com amigos e terá sua consciência tranquila, pois quem fica adiando as coisas, não relaxa”, conclui.

Texto adaptado

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Muito bom! Eu conheço uma pessoa que sempre chega atrasada aos encontros e eventos aos quais é convidada. Geralmente, a desculpa é uma das seguintes: "Estava vendo um filme," ou "Estava ao telefone com o Fulano," e cooisas assim, sem importância. Uma vez, convidada a passar a noite de ano novo em minha casa, chegou às duas da manhã! Eu disse a ela: o jantar está na cozinha. Sirva-se!" Cheguei a conclusão de que o que ela gosta mesmo, são entradas triunfais! Mas quanto à procrastinação, acho que tem muito a ver com autosabotage, e baixa auto estima.

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate