CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

A EXPERIÊNCIA DOS MAIS VELHOS É VALORIZADA POR DEUS

Muitos não consideram os mais velhos.

Mas tudo isso é consequências de uma tendência que nossa sociedade possui em marginalizar os mais velhos, resultado da supervalorização da juventude em detrimento a tudo o que pode ser considerado velho. 

Após anos de luta e dedicação, eles são considerados velhos ultrapassados pelo os mais novos. Não se esqueça de que um dia você vai envelhecer. Devemos não somente respeitar, mas honrar os mais velhos, considerando suas vivências e experiências refletidas em cada fio de cabelo branco.

De repente eles chegam aos 60, 70, 80 anos. Dão conselhos, refletem sobre a vida e orgulham-se em ter vivido épocas únicas em suas gerações. Gostam de falar, compartilhar conhecimentos e experiências, mas nem sempre sentem o prazer de serem ouvidos. Por vezes, o excesso de ocupação dos mais novos, aliada a falta de cuidados para com os idosos, faz com que muitos deles se isolem no próprio passado, tornando a vida inteira resumida a retratos e lembranças.

A Bíblia fala a respeito das tribulações que todos os cristãos passam ou passarão um dia. No entanto, as angústias e aflições naturais de quem teve o novo nascimento podem ser ainda maiores na vida de uma pessoa idosa. A isto pode-se somar também o sofrimento causado pelo desprezo, solidão e limitações decorrentes da idade.

Talvez seja por isso que a falta, geralmente, seja uma presença constante na nova etapa da vida daqueles que ultrapassam a linha dos 60 anos. Falta amor, carinho, consideração, respeito e paciência, principalmente. Consequências de uma tendência que nossa sociedade possui em marginalizar os idosos, resultado da supervalorização da juventude em detrimento a tudo o que pode ser considerado velho. O egoísmo, normalmente dos mais jovens, retrata uma ausência de preocupação com o futuro, como se o inconsciente falasse que a partir daquela idade o lugar no mundo dos mortos seria o melhor para eles.

Este tratamento, entretanto, contradiz o que Deus fala sobre a “melhor idade”. No passado, Deus preparou uma série de leis para o povo de Israel, e nelas incluiu uma para os idosos: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”. (Levítico 19:32) E completa: “Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça.” (Provérbios 16:31)

Nestes versículos, diz que devemos não somente respeitar, mas honrar os idosos, considerando suas vivências e experiências refletidas em cada fio de cabelo branco. Aos cristãos, o Espírito Santo, através do apóstolo Pedro, orienta a amar uns aos outros não com dissimulações, mas de coração, ardentemente (Leia 1 Pedro 1:22).

Com isso, não basta apenas deixar de maltratar o idoso, mas, de fato, mostrar interesse ativo em sua pessoa, demonstrando preocupação, atenção, paciência e benevolência para com eles. Assim, esses cuidados não trarão somente benefícios físicos, mas principalmente psíquicos e espirituais.

Ainda sobre o tratamento ao idoso, Deus adverte: “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos.” (1 Timóteo 5:1) A Bíblia deixa bem claro que essa relação de respeito e consideração entre jovens e velhos deve ser valorizada, já que as experiências de uma vida inteira valem como um troféu pelas décadas de caminhada, cujos erros e acertos figuram como degraus na longa escada chamada vida.

No entanto, a Bíblia não adverte apenas os mais novos acerca de atitudes comportamentais, Deus também indica como deve ser o proceder dos idosos. Ele os aconselha o seguinte: “Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância”. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestres do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”(Tito 2: 2-5)

Ajudar os idosos, demonstrar carinho, e ter consideração e respeito para com eles, antes de ser um dever espiritual do cristão é um ato de cidadania de qualquer pessoa. Além disso, o jovem sensato, que compreende bem o processo de envelhecimento, não deixa que o mito da juventude eterna, tão aclamada pelo mundo, desvalorize e rejeite o seu próprio futuro. Afinal de contas, só não envelhece quem morre cedo.

Autoria Desconhecida

2 comentários:

Ana Bailune disse...

Lindo!!! Compartilhei no Facebook e no Google +!

UNI VERSOS ESMERALDINUS: VIDA E POESIA disse...

Parabéns por este blog tão iluminado!
Deus te abençoe!

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate