CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

A SINCERIDADE QUE OFENDE NÃO É FRANQUEZA: É GROSSERIA


A sinceridade sem equilíbrio fere e humilha. Existem pessoas que confundem sinceridade com a vontade de explodir em palavras e não conseguir controlar o impulso. Saber falar e usar de bom senso são características de pessoas sensatas e inteligentes.

"Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato." Provérbios 10:19

Seja sensível e tente se colocar no lugar do outro.

O indispensável equilíbrio da sinceridade.

O verdadeiro sincero é aquele que não mente, não inventa e não fantasia em benefício próprio, pois respeita a transparência dos fatos, pensamentos, vontades e sentimentos das outras pessoas que estão ao seu redor, seja na empresa, em casa ou em relação aos amigos.

Ele deve ser capaz de promover a harmonia e o equilíbrio em todos os lugares através de palavras sinceras e oportunas, em especial por saber a hora certa de fazer comentários e dar opiniões.  Não é uma tarefa  fácil, mas é essencial.

É como diz a frase “A franqueza que ofende não é sinceridade: é grosseria.”

Ser sincero não é ser grosso. Ser verdadeiro não é magoar. E gostar não é amar. O problema é que as pessoas confundem as coisas. Porque ser somente sincero não faz ninguém ser verdadeiro.  Pode-se muito bem se dizer tudo o que se pensa sobre um assunto ou pessoa e não se está falando em nome da verdade.

Ser autêntico significa ser sincero consigo mesmo...

Sinceridade significa autenticidade – ser sincero é não ser falso é não usar máscaras. Qualquer que seja o seu rosto verdadeiro, mostre-o, custe o que custar. Mas isso não significa que você tenha que jogar na cara das pessoas os defeitos delas, ou espalhá-los para os outros. As pessoas são como são. Cabe a você  ser verdadeiro consigo mesmo e com Deus.

Empatia x mentira

A preocupação com o “sentir” do outro pode ser decisiva em qualquer relação. É preciso aprender, definitivamente, a se colocar no lugar do outro, pois somente dessa forma pode entender muitas coisas e respeitar o espaço e individualidade alheios.

Devemos nos preocupar com a forma que tudo é expresso.

Pessoas expressivas demais correm o risco de colocar tudo a perder pelo simples fato de não conseguir guardar uma opinião. A sinceridade pode ser prejudicial se não for usada na hora ideal; a franqueza e verdade devem ser expressas de forma sublime e cautelosa dosando-as com sensatez e equilíbrio.

Nem todos estão prontos para receber uma crítica ou orientação se estiver num momento de tensão. Chamo de “sincericídio” o ato de dizer o que se pensa em qualquer momento e para qualquer pessoa de forma indiscriminada, simplesmente pelo fato de não suportar “segurar” o que sente. Existem muitas pessoas assim, que confundem a sinceridade com a vontade de explodir em palavras e não conseguir controlar o ímpeto. Seja sensível e tente se colocar no lugar do próximo!

Muitas empresas já se conscientizaram sobre a importância de selecionar candidatos que sejam capazes de ter um bom relacionamento com outras pessoas. Muitas vezes essa capacidade se sobrepõe à competência técnica e um bom currículo; mesmo porque, é mais fácil capacitar alguém para uma função do que ensinar a lidar com gente. Os treinamentos existem para isso e nem sempre é possível qualificar profissionais para que sejam aptos a manter um trato sadio e harmonioso no trabalho.

Sinceridade sim

A sinceridade dentro de casa ou em qualquer outro tipo de relação pessoal, seja ela entre amigos, namorados, parentes, etc., deve ser um algo a mais e não motivo para brigas, discussões ou rompimentos. Precisamos desse traquejo com o que falamos e, principalmente, com a forma que fazemos isso. As palavras ditas não voltam atrás e podem machucar muito.

Os líderes precisam agir de forma sutil e contornar os momentos de crise com elegância e boa educação – têm que ser verdadeiros em tudo, mesmo em situações difíceis. Muitos conflitos acontecem porque as pessoas não são preparadas para esclarecer certos assuntos ou discutir problemas de rotina – são imediatistas e não se conformam em ter cautela pra não machucar ninguém. 

Saber falar e usar de bom senso são características natas de um bom líder. A hipocrisia de todos os dias pode mascarar nossos sentimentos. Não permita que a transparência seja um dos últimos itens em sua lista de prioridades diárias. Por trabalharmos muito sob pressão, acabamos nos esquecendo de coisas importantes como os predicados e valores que sustentam e norteiam nossa conduta.

Também é muito importante saber criticar e dar opiniões sobre diversos assuntos relacionados ao trabalho. Os liderados precisam (muitas vezes) expressar seus sentimentos e conclusões sobre alguns temas corporativos e só o fazem se o líder for capaz e aberto a isso. Não vale à pena insistir numa conversa se não têm a certeza de que serão ouvidos.

De nada adianta ser uma pessoa superdotada cheia de habilidades se não sabe dominar a língua.

E sabe o que acontece nesses casos? As pessoas acabam desabafando com os colegas que, na maioria das vezes não podem ajudar em nada, criam fofocas, a história cresce mais e se espalha pela empresa. De nada adianta ter um profissional super qualificado tecnicamente se o mesmo é um iceberg, que não consegue interagir com as pessoas.

Saber ouvir talvez seja o pilar mais importante da gentileza, predicado indispensável para o sucesso em todos os sentidos na vida. Escutar com atenção é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com urgência em algumas pessoas.

Ouvir e falar? Eis a questão.

É fundamental saber a hora certa de falar qualquer coisa e, mais ainda, ter discernimento para usar palavras corretas de forma que não magoe, incentive uma represália ou ofenda a pessoa. Talvez esperar algumas horas ou dias para se tocar no assunto seja a atitude mais sensata e gentil a ser tomada.

Omissão e mentira são a mesma coisa?

Em momento algum a mentira é recomendável, muito menos a omissão deve ser considerada primeira opção numa boa liderança, mesmo que saibamos que um líder não toma partido de ninguém e deve ser sempre imparcial.

É importante ter discernimento para não omitir a realidade por muito tempo, pois se descoberta pode causar danos tão prejudiciais quanto os causados pela mentira. Eu, pelo menos, considero a omissão uma forma de mentira ou uma das suas vertentes. Devemos agir de forma como realmente somos, sem usar máscaras ou com hipocrisia, mostrando-nos como de fato. Ninguém precisa deixar de ser o que realmente é para agradar os outros, muitos menos fazer o que não gostam.

Vamos usar a sinceridade com aqueles que são queridos e com aqueles que não são também. “É fácil ser gentil com pessoas educadas e elegantes. O difícil é ser gentil com os grosseirões que encontramos por aí.”.

Nada de desiludir as pessoas com nossas omissões e mentiras, mesmo que essas tenham a intenção de preservar alguém ou não deixar que elas se magoem com a verdade. Existem formas e formas de ser transparente e claro sem prejudicar qualquer um que seja. O que preferem? Sofrer descobrindo a omissão ou mentira depois ou saber o que realmente acontece no momento certo?

Existem pessoas que dizem que omitem algumas coisas para proteger a paz e não irritar, para poupar o outro, mas essas ideias não justificam a ausência da transparência. É muito doloroso saber de fatos que já aconteceram há muito tempo por esse motivo e você não ficou sabendo, principalmente quando terceiros te contam o que houve realmente. Será que sempre sou o último a saber? Essa questão é instantânea em nosso pensamento.

Utilize  sempre, em qualquer situação, o bom senso. Somente esse atributo o norteará para o entendimento entre os membros de uma equipe, amigos, parentes e, principalmente, em situações conflituosas, envolvendo comentários maliciosos, mal entendidos e fofocas..

A confiança é construída e conquistada com o tempo; se perdida, pode ser quase impossível recuperá-la.

Texto adaptado 

2 comentários:

Domingos Luís disse...

Eu via no rosto delas expressões de ofensa,tinha vontade de chegar perto e dizer:me desculpe, eu não falei isso pra te ofender!

Domingos Luís disse...

Eu via no rosto delas expressões de ofensa,tinha vontade de chegar perto e dizer:me desculpe, eu não falei isso pra te ofender!

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate