CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

NÃO DEIXE QUE A IRA ASSUMA O CONTROLE DA SUA VIDA

Como lidar com a ira?  É pecado o cristão ficar irado? Ver alguém irado é algo comum nos dias de hoje.

A ira é um sentimento que, muitas vezes, provém da frustração diante de situações cotidianas nas quais muitos perdem o controle. Às vezes ela vem através de uma simples chateação; outras vezes, motivada por uma profunda indignação.

A ira também pode ser uma emoção passageira ou prolongada e recebe outros nomes conforme a intensidade: rancor, raiva, fúria, ódio, crueldade.

Tão importante quanto saber os diferentes nomes pelos quais é conhecida a ira, é saber lidar com ela e controlá-la.

A ira é uma das emoções que estão mais presentes na vida moderna. Estando muito bem escondida dentro das pessoas ou expressada violentamente, ela incomoda e provoca culpa. A ira pode preencher alguém com uma energia tão intensa e negativa que é quase impossível ficar por perto dela sem se sentir afetado.  Muitas são as reações: Pouquíssimos de nós ficariam indiferentes ou compassivos a ela. Quando essa onda furiosa passa, sobram a vergonha, o mal-estar, objetos quebrados, relacionamentos desfeitos, acidentes, e uma sensação muito grande de arrependimento.

“Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira. Se o homem sábio discute com o insensato, quer este se encolerize, quer se ria, não haverá fim.” Provérbios 29:8

Estopim da ira. Para uma pessoa colérica, basta apenas um motivo, inclusive o mais bobo, para ela explodir. “O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.” Provérbios 15:18. O motivo que faz gerar uma reação avassaladora que magoa as pessoas e nunca produz um resultado benéfico, é um coração colérico.

“O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões.” Provérbios 29.22

 SAIBA COMO LIDAR COM A IRA

Não deixe que esse sentimento ruim assuma o controle da sua vida. A bíblia diz que: “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina...” Provérbios 29.8-11  

A melhor maneira de lidar com a ira é mudando a sua maneira de pensar. Pessoas iradas têm a tendência de se exaltar, xingar e usar palavras e termos que reflitam o seu interior. Quando uma pessoa está dominada pela ira, o seu raciocínio passa a assumir uma postura exagerada e extremamente dramática. Aqui é que a mudança tem que tomar lugar. Ao invés de dizer: “Oh! Isso é horrível, tudo está arruinado!” diga a si mesmo: “Isso é frustrante, mas Deus está no controle. Eu estou irado com esta situação, mas isso não é o fim do mundo, e radicalizar na minha ira – absolutamente – não irá me ajudar em nada.”

Lembre-se de que você jamais poderá eliminar a ira. Esta é uma emoção como qualquer outra. Nesta vida sempre haverá novas oportunidades para que você se ire. A vida está carregada de imensas frustrações, dores, perdas e as imprevisíveis atitudes das outras pessoas. Essas coisas você não pode mudar. Mas – decididamente – você pode mudar a maneira como esses eventos venham a lhe afetar. Ire-se, mas não peque.

A Ira multiplica a injustiça, pois quem responde irado exagera na dose.

As palavras mal ditas podem vir a se tornar malditas, da mesma forma que as bem ditas benditas. Cuidado com as palavras que saem da sua boca.

Palavras ásperas, grosseiras ou ditas com zombaria, sarcasmo, ferem as pessoas, muitas vezes de forma permanente. “A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito. Pv. 15-4. “A língua pode levar a morte” “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Pv. 18:21

As palavras, ditas no calor ira machucam e ferem mais do que flecha envenenada. São como espinhos que fincam no peito e deixam marcas profundas...

A Ira transforma as pessoas em carrascos. E isso é pecado. “O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime." (Provérbios 29:11)

Regras de Deus para lidar com a ira

Todo mundo tem o direito de se irar. Não é pecado se irar, o pecado está no modo como ela expressa. Ela passa a ser um problema quando é frequente, intensa demais, quando dura muito , e fica fora de controle, quando leva a agressão e violência e quando interfere nas relações interpessoais. E quando se torna destrutiva e gerar muitas dores e uma quantidade enorme de problemas.

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4.26 O que a palavra de Deus quer dizer? Não permita que a ira aumente e permaneça dia após dia ao ponto de fazer mal aos que lhes cercam e a você mesmo. Não utilize suas palavras como uma arma ou como um mecanismo de controle. Não há problema em expressar suas emoções de forma saudável, mas, mantenha-as sob vigilância. O seu objetivo deve ser resolver o problema, fortalecer o relacionamento, e não expressar sua opinião em alta voz e ferir o outro. Isto é fácil? Não!

Você vai precisar do fruto do Espírito Santo:  domínio  próprio. A exemplo do que Deus falou a Caim  em Gênesis 4:5-7” Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”

Há uma série de atitudes que podem ser tomadas para tentar controlar a ira. Quando estiver diante de alguém que lhe faz sentir raiva, conte até 10. Se não for suficiente, conte até 100. Respirar de forma profunda é uma boa forma de acalmar-se, já que respirações lentas abrandam o ritmo cardíaco.

A chance de resolver a adversidade da melhor forma é muito maior quando pensamos de cabeça fria.

Mude de atitude. Seja amável.

Como gerir a raiva e a ira, sem ter que ferir as outras pessoas? Sendo amável. Não reagir a uma provocação ajuda muito. A bíblia diz que responder com brandura quando alguém lhe trata de forma ríspida é uma boa forma de resolver uma situação tensa.  “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1

Outra sugestão que pode funcionar, mesmo que você não esqueça o incidente, é perdoar quem te provocou a ira. O perdão pode ajudá-lo a parar de remoer os pensamentos ruins que não saem da sua cabeça.

A oração acalma o espírito.

Orar a Deus pelo outro que a deixou com ira, irá abrandar esse sentimento. A oração dissipa os pensamentos e sentimentos negativos. Ore em espírito. A resolução, talvez, não pareça simples, mas quem estiver disposto a tentar pode começar pelas atitudes que julgar mais fáceis, até atingir as alternativas mais difíceis. Mas, para chegar lá, é preciso dar o primeiro passo e contar com a orientação do Senhor Jesus, o Solucionador, para resolver o problema.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate