Algumas pessoas costumam confundir humildade e pobreza. Mas são conceitos bem diferentes. Para uma pessoa ser humilde não há necessidade de ela ser pobre. E da mesma forma, para uma pessoa ser pobre, também não há necessidade de ela ser humilde.
Ser humilde é algo muito amplo que vai muito além de possuir ou não bens materiais. Nem todo pobre é humilde, nem todo rico é arrogante. Portanto, existem pobres humildes e arrogantes e ricos humildes e arrogantes. Mas há também aqueles que são pobres, carentes, mas ainda assim são soberbos.
Uma pessoa pode ser rica, e ser humilde, simples, boa, amável, misericordiosa, complacente, perdoadora, amável... Mas há também aqueles que não amam, não ajudam, não perdoam, não se doam, se acham acima de qualquer pessoa e sempre querem as atenções para si.
Existem varias definições da humildade.
Ser humilde não é ser pobre. Ser humilde é reconhecer que precisa de Deus. Ser “pobre” ou humilde de espírito é reconhecer a sua condição de pecador e que precisa do perdão de Deus.
”Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3. Este versículo tem o objetivo de esclarecer a necessidade de se combater o orgulho, a soberba, e o egoísmo, e quais são as consequências da falta de humildade e amor ao próximo e não de sermos materialmente pobres.
Os humildes de espírito são as pessoas que buscam a riqueza interior, deixando as aparências exteriores em segundo plano. Mesmo tendo recursos não vivem na ostentação de si próprio, de suas qualidades e de suas riquezas.
Ser humilde é não ser orgulhoso, soberbo, arrogante. Ser humilde é respeitar o próximo. É ser solidário. É saber reconhecer o que faz. É reconhecer que errou. É pedir desculpas.
Humildes de espírito são aqueles que não querem ser o centro das atenções, que não buscam os seus próprios interesses.
Ser humilde é não se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Não subestimam, nem supervalorizam fatos, pessoas, coisas ou a si mesmos!
A humildade é a característica de pessoas francas, que aceitam a verdade e que têm senso de realidade apurado. Reconhecem seus erros e acertos com a mesma naturalidade.
O que demonstra a simplicidade de uma pessoa é a sua humildade e não sua pobreza.
A simplicidade não é pobreza, não é penúria, miséria, necessidade, nem nudez. A simplicidade está na singeleza de coração.
Ser humilde é ser símplice, puro e singelo...
“Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:4
As crianças geralmente cultivam a humildade, amor, pureza e simplicidade. É por isto que devemos ter um coração como o de uma criança. Não é fácil ter humildade de espírito, mas com ajuda do Espírito Santo podemos aprender a ter.
Ao dizer que o Reino dos Céus é para os que se humilham, Jesus ensina que ninguém entrará nele sem a simplicidade de coração e a humildade de espírito.
Texto adaptado
4 comentários:
Gostei se encaixa no estava procurando
Muito bom se encaixa com minha pesquisa
Só tenho de bater palmas. Clap, clap, clap. Texto perfeito.
Postar um comentário