CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

A ESPERTEZA PESSOAL E PROFISSIONAL

Você é esperto? Conhece alguém realmente esperto? Ou que se acha esperto? Aliás, o que é ser esperto?

O Dicionário Houaiss diz que esperteza é:

“1. Virtude, característica de esperto; 2. Ação ou método de quem é esperto; rapidez, eficiência, inteligência, tino, vivacidade; 3. Ação desonesta para conseguir algo, tentando ludibriar alguém; ardil, astúcia, malandragem." O conceito 2 é positivo, é ser esperto e o 3 é negativo, e também é ser “esperto”.

Tenho um tio que se julgava muito esperto e ganhava bastante dinheiro. Ele dizia, em alto e bom som, que "todo dia um bobo sai à rua; basta achar o bobo que você ganha dinheiro". Quem o via achava que isso funcionava; ele tinha casas, terrenos, carros. Na época, meu pai era um "remediado" que lutava com estudo e trabalho, confiando em Deus e na honestidade. Quem olhava o conforto e os bens que meu tio proporcionava à esposa e aos filhos podia achar que ele era esperto mesmo. Trinta anos depois, uma análise dos dois mostra que todo o patrimônio amealhado entre os bobos acabou se perdendo, escorreu por entre os dedos, e o que meu pai foi construindo se mostrou mais sólido. No final, vi que o bobo era o meu tio, justamente aquele que se julgava o mais esperto. Ele era "esperto", enfim.

A desonestidade é uma má política, um mau negócio. A Bíblia fala sobre um homem que construiu sua casa (sua vida, sua carreira, seu casamento, sua religião) sobre a rocha e outro que construiu sobre a areia.

Quem é esperto/sábio e tem base, sobrevive às tempestades que atingem a todos; quem é “esperto/espertalhão” não consegue. Para se ter ideia, do mesmo termo latino – "expertu" – vieram os termos "esperto" e "experto", sendo que este último se refere, segundo o Dicionário Aurélio, a quem "tem experiência; experimentado, experiente, que tem conhecimento, perito". Daí, convivermos com conselhos como "seja mais esperto" e advertências como "não tente bancar o esperto".

A carreira dos "espertalhões" não costuma ser longa. Procure analisar as situações, pessoas e propostas com cautela e serenidade para diferenciar quem é quem. Muitos procuram ser mais "espertos" que os outros – eles lembram um pouco a famigerada "Lei do Gerson", que diz que é preciso "levar vantagem em tudo". Jesus nos orienta a sermos “simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.

Labão, cuja história está no livro de Gênesis, do capítulo 24 ao 31, foi "esperto" e fez seu sobrinho, Jacó, trabalhar para ele por 14 anos para desposar Raquel. Ocorre que, nesse longo período, parece que negligenciou seu trabalho, desaprendendo a cuidar do rebanho. Tanto é assim que, quando Jacó decide partir, recebe uma proposta desesperada: “Determina-me o teu salário, que to darei” (Gn 30.28).

Nada como saber fazer bem uma tarefa ou ofício. Repare: quem sabe trabalhar escolhe para quem trabalha, quando e o quanto vai ganhar. Jacó preferiu fazer um acordo diferente e acabou enriquecendo sobremaneira. Com Labão, no começo, Jacó foi enganado. Interessante notar que Jacó havia enganado seu pai e seu irmão antes, ou seja, o “esperto” sempre acaba achando um outro mais sabido do que ele.

Já Labão foi “esperto” e acabou, no final, sendo superado por aquele a quem enganou. É sempre assim: espertezas não são muito duradouras. Levar vantagem sobre o outro, ou ter lucro excessivo, não é bom. Com o tempo você perde a credibilidade, amigos, negócios, empregos.

O investidor Warren Buffet afirma: “Não se pode fazer bons negócios com pessoas ruins.”

E Abraham Lincoln alertou que: "É possível enganar algumas pessoas todo o tempo; é também possível enganar todas as pessoas por algum tempo; o que não é possível é enganar todas as pessoas todo o tempo."

Os mais espertos são aqueles que não ficam dizendo que são espertos. A humildade é indício de competência e da boa esperteza. Quem fala muito é porque gasta pouco tempo trabalhando ou estudando e não vai muito longe. Escolha ser esperto, sábio, humilde e trabalhador.

Deus honrará você. Leia: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Pv 18.12), e “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” (Tiago 3.13)

Escrito Por: William Douglas 


Nenhum comentário:

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate