CRIE SUA CONTA NO FACEBOOK E JUNTE-SE A NÓS

Loja Virtual

O Recanto da Beleza no eshops Mercado Livre

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros.
Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

ASSÉDIO MORAL. SAIBA IDENTIFICÁ-LO

Se o seu chefe exige missões praticamente impossíveis, se pega no seu pé sem motivos aparente, se a sua auto-estima está sendo rebaixada, sua confiança abalada e você está se sentindo envergonhado até mesmo de contar para alguém o que está passando no dia a dia da sua empresa você pode estar sendo vítima de assédio moral.

Da mesma forma que o assédio sexual, o assédio moral é um conjunto de atitudes inadequadas e insistentes por parte de qualquer pessoa no ambiente de trabalho, configurando se tornar impossível a continuidade na empresa, causando danos físicos e psicológicos.

É comum perceber algumas atitudes como inadequadas, quando elas são altamente agressivas, mas deve-se lembrar que atitudes como: restringir informações importantes ao seu trabalho, contestar suas decisões constantemente, atribuir tarefas contra a vontade da pessoa, zombarias, provocação contra crenças religiosas ou até mesmo exigir tarefas que possam afetar sua saúde são também formas de assédio moral.

Antes de tomar qualquer atitude a pessoa que se sentir vitima de assédio moral deve ter certeza, para isso é importante conhecer o que é assédio moral e suas características.

No ambiente de trabalho é comum momentos de estresse e certas desavenças, uma vez confirmado o assédio deve-se reunir provas concretas e denunciar junto ao recursos humanos da empresa a CIPA se houver ou até mesmo o sindicato da categoria, não tendo êxito pode-se levar a denuncia até mesmo no Ministério do Trabalho.

Em situações de assédio, todos perdem, portanto é importante que as empresas tenham ações preventivas, com seminários, palestras e até mesmo criar um código de ética, para erradicar sua presença.


Autor: Rosângela Casseano

Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach.

Um comentário:

Nal Pontes disse...

Assunto necessário em nossos dias. O Assédio deve ser denunciado. Abçs

AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, TEXTOS OU MENSAGENS DESSE BLOG sem que seja dado crédito ao autor.

Arquivo do blog

" Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105.

HOME

Disse Jesus : "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(Jo.8:12).

Translate