O ser humano busca sempre progredir cada vez mais, conquistar grandes oportunidades e crescer em tudo nesta vida. Não há nada de errado em buscar ter uma vida abundante aqui na terra. Foi o próprio Jesus quem disse que veio para trazer vida e vida em abundância. Jesus disse em João 10:10 que veio para que tenhamos vida em abundância
E também, é dom de Deus, que o ser humano tenha uma vida plena e o melhor desta terra, até porque Deus é vida.
"Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?” (Eclesiastes 2:24,25).
Mas na realidade tem havido um grande desequilíbrio da parte de alguns. Muitos têm buscado somente as coisas terrenas. A nossa conquista não deve se limitar apenas aqui na terra, pelas coisas que perecem, mas nas que subsistem. É como disse Jesus em João 6:26,27: Que não devemos trabalhar pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna...
Às vezes, o ser humano fica tão focado em conquistas materiais, que se esquecem de focar a salvação. O empenho para conquistar o Reino dos céus deve ser maior do que para conquistar as bênçãos materiais. Afinal, quando a pessoa morrer, não vai levar nada deste mundo, a não ser a sua alma.
O valioso tesouro:
"O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo..."( Mateus.13:44-46).
O reino dos céus deveria ser a maior prioridade da vida de um ser humano, esse é o maior tesouro que o homem possa ter. Pois, de que adianta para o homem ter títulos, fama, posição, riqueza, todos os tesouros do mundo, se não tem essa pérola preciosa que é o Senhor Jesus e o reino dos céus?
"Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância...”
“E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."(Lucas 12:16-21,23).
PARA REFLETIR:
A maioria das pessoas só se preocupa com as coisas aqui da terra e não se pergunta onde irá passar a eternidade após a morte. E para quem, então, deverá ser todas as coisas que o ser humano tem armazenado? O que é a vida, mesmo que se prolongue ao extremo? Ela não é um vapor que apenas aparece e desaparece? Não é igual a flor que logo murcha?
"Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa."(Tiago 4:14).
"O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece;”
“Visto que os seus dias estão contados, contigo está o número dos seus meses; tu ao homem puseste limites além dos quais não passará."
"O homem, porém, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgota e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono.”Jó 14: 2,5,10-12)
A alma é instável como uma neblina. Ela foge como se fosse uma sombra, e nunca mais volta. Quem está certo de viver muitos anos? Depois de algum tempo, que se vive sob o sol, um amontoado de pó, é tudo que restará do ser humano; isto é tudo que somos.
"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.” (Daniel 12:2).
Só existem O reino dos Céus e o inferno " ...Onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga..." (Marcos 9:48) para onde irão as almas daqueles que morrem sem salvação.
Devemos ter equilíbrio, de maneira que também possamos investir nosso tesouro no céu. Podemos sim, ter o melhor nesta terra, mas não com ganância, soberba, e contanto que não seja uma obsessão. Acima de tudo, devemos colocar nossa confiança em Deus, e não no dinheiro, fama, sucesso ou bens materiais.
Muitos, só porque têm fama, dinheiro, poder, tornam-se orgulhosos e se acham melhores do que os outros, mas seu fim é igual.
"...Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."( 2 Coríntios 4:18).
"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens."(1 Coríntios 15:19).
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)
Mari D Ricci
*******
Aviso sobre direitos autorais. Todos direitos reservados. Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, sem que seja dado crédito ao autor.
2 comentários:
Boa tarde! 'Vaidade das vaidades... tudo é vaidade e aflição de espírito!'
Ótima mensagem! É verdade embora a prosperidade seja uma promesssa de Deus muitos não tem tido moderação, e na busca pela prosperidade acabam se esquecendo do mais importante que é a salvação.
Um abraço.
Postar um comentário