Jesus nunca muda. Continua a zelar pela qualidade espiritual de sua Igreja. Ele requer que sejamos praticantes de sua Palavra, porque não haverá de aturar a iniquidade entre cristãos indiferentes às reivindicações de sua Palavra. A iniquidade é repugnante ao Senhor.
"Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mateus 7:19-23
Infelizmente essa vai ser a situação de muitos líderes religiosos, pastores, obreiros, membros, e de todo aquele que não obedecem o evangelho do Senhor Jesus.
Exemplo de uma Igreja que tolera o pecado:
A igreja de Tiatira tinha boas obras, amor pelas almas, se dava ao trabalho na obra de Deus, tinha uma fé de remover montes, a sua últimas obras eram numerosas.
Quem olhava para essa igreja, a via como completa e perfeita. Mas, aos olhos de Deus, ela tolerava a iniquidade como muitas igrejas fazem nos dias de hoje. Pensam que estão fazendo tudo certo, mas toleram algo que ao olhos de Deus é repugnante.
"Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras."Apocalipse 2:19-23
Laodicéia era um exemplo de uma Igreja que se considerava rica, mas ao mesmo tempo era arrogante, morna, pois se achava completa. Possuía tudo em abundância e não sentia falta de nada, Mas aos olhos do Senhor, porém, não passava de uma igreja pobre, cega espiritualmente e miserável. Ela era incapaz de reconhecer seus próprios erros.
O que lhe sobejava em riquezas temporárias, faltava-lhe em bens eternos. Ela retrata a igrejas que se desfazem do Reino de Deus e reconstroem-se como impérios humanos.
É semelhante às inúmeras igrejas que se acham donas da verdade, têm um conceito infalível aos olhos humanos, porém encontra-se na mesma situação da igreja de Laodicéia
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Apocalipse 3:15-17
Exemplo de uma Igreja morta espiritualmente:
A igreja de Sardes também tinhas obras mas, aos olhos de Deus, essas obras não eram perfeitas. Isso que dizer que, não adianta fazer a obra de Deus, se não for com retidão e inteireza de coração.
"E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei."Apocalipse 3:1-3
Verdade prática
A igreja que não busca os interesses do Reino de Deus está fadada ao fracasso, ao esquecimento e à indigência espiritual.
Mas, o orgulho e a arrogância de alguns não deixam perceber que nem sempre os seus conceitos religiosos são os certos.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." Apocalipse 2:11
Texto adaptado
Um comentário:
Cada um de nós representa a igreja de Cristo na Terra, e muitas vezes toleramos em nós mesmos os chamados "pecadinhos de estimação". Tentamos "negociar" com Deus, nos convencendo no nosso íntimo que não é tãããããããão grave assim o que cometemos, mas no fundo, o que há é o engano. Os olhos do Senhor estão em todo lugar, e um dia Ele provará nossas obras no fogo.
Postar um comentário