Embora as pessoas reclamem com imensa frequência daquilo que não possuem, existe outra questão que merece toda a nossa atenção: aquilo que possuímos em excesso.
Aliás, os excessos costumam ser mais prejudiciais que as faltas, mas demoram mais para serem percebidos. As faltas nós notamos imediatamente, os excessos só quando despertam a nossa consciência.
Em geral, muitos possuem mais do que necessitamos para ser feliz, mas continuam insistindo na desculpa de que não são felizes porque lhes falta alguma coisa. E de fato falta: Falta assumir um estilo de vida mais equilibrado, com bom senso e sensatez.
OS EXAGEROS.
Tudo o que se tem em excesso demanda tempo e energia para ser administrado.
Compromissos demais, pressa demais, tarefas demais, roupas demais, bagunça demais.
Há pessoas que são cheias de compromissos e muito atarefadas. A exemplo de Marta.
"Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;" Lucas 10:40.41
"Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;" Lucas 10:40.41
Há mulheres que não tem discrição na maneira de se vestir.
A bíblia diz que é “Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição.” Provérbios 11:22
EXCESSOS NO CUIDADO COM A BELEZA.
A busca pela beleza virou febre nos dias de hoje. A vaidade é boa desde que não se torne um exagero. Sempre há um padrão de beleza vigente. Na sociedade moderna, no entanto, as noções de beleza e juventude estão atreladas à felicidade, e por isso, são tão valorizadas. Com o maior poder de comunicação, a disseminação desses atributos parece ainda mais exacerbada. Existem pessoas que buscam incessantementea perfeição do corpo e é por isso que muitos caem no exagero.
A beleza do corpo só é alcançada por um conjunto de atitudes que envolvem cuidados práticos que podem ser alcançados no dia a dia sem que seja necessário se escravizar.
Toda mulher tem sua beleza, o que ela deve fazer é mate-la de forma saudável e se olhar no espelho e gostar da imagem refletida. Ser bela é só uma questão de atitude, tenha a sua.
Fique com as que valem a pena, pelo aprendizado ou felicidade.
Todos nos beneficiaremos com a prática de determinado nível de minimalismo (sem excessos, porque isso também pode ser demais). Podemos reinventar nossa maneira de viver para viver com o necessário. Não precisa ser o mínimo necessário, pode haver algumas sobras, mas sem os exageros de costume.
Viver melhor com menos. Isso traz uma sensação de leveza e felicidade tão maravilhosa que todos devem, ao menos, experimentar. Na melhor das hipóteses, aprenda adotar um novo estilo de vida.
Quem está em processo de mudança, reconhece rápido o quanto acumulou de coisas em excesso, e aprende que pode viver tão bem, ou melhor, com muito menos!
Liberte-se dos excessos de todo o tipo: excesso de informação (aliás, muita coisa é só ruído, nem mereceria sua atenção); excesso de produtos e serviços (consumismo é uma válvula de escape para você não olhar para a sua própria existência e para o vazio que você busca inutilmente preencher com compras); excesso de relacionamentos (nem todos valem a pena, não é verdade?). Viva mais com menos, experimente algum nível de minimalismo. Permita-se sentir-se livre dos acúmulos e excessos.
Nada é mais gratificante que a liberdade, a sensação de que você se basta sem precisar de um arsenal de coisas a seu redor. Dedique-se a experimentar essa libertadora sensação. Quem sabe viver com essencial, sempre saberá viver em quaisquer situações, mas aqueles que só sabem viver com excessos, nas mínimas provações e ausências sofrem e se desesperam. Esses últimos se confundiram com seus excessos... e na falta deles, não se reconhecem.
Algumas pessoas tem esse hábito de comprar sem necessidade e depois se dar conta de que gastou dinheiro à toa.
Nunca sabemos se viveremos com o que temos, com mais ou menos no dia de amanhã, mas se aprendermos a viver com o que é essencial, viveremos sempre bem.
Excesso de excessos corresponde à falta de Deus. E se você não buscá-lo nada , nada poderá preencher esse vazio...
2 comentários:
Blog Luz Para vivir...
Feliz ¡¡Navidad!! Y aaño NUEVO!!!
Nada que é demais é bom,assim como nada que é de menos rs...
bjokas =)
Postar um comentário