Antes de saber como lidar com uma pessoa controladora é preciso saber como identificá-la, todos nós temos uma certa necessidade de controlar certas situações, mas os controladores compulsivos levam suas necessidades ao extremo.
Abaixo listamos algumas características de pessoas que possuem este transtorno.
Aqueles que tentam controlar outras pessoas, simplesmente, não são legais nem respeitosos. Primeiramente querem controlar tudo e a todos. Tendem a comportamentos desrespeitosos e antipáticos.
Normalmente, a pessoa controladora possui problemas mais profundos e essa característica é um sintoma de possível narcisismo, insegurança ou tendências sociopatas.
Elas costumam serem egoístas, teimosas, imaturas e propensas a colocar freios em seu caminho para simplesmente serem servidas. Querem controlar ate a maneira de ser, de agir, de pensar, de falar e de sentir, de todos que estão em sua volta.
É terrível conviver com pessoas assim, elas tornam sua vida um fardo. Você se sente aprisionada com tanta imposição e exigência com relação a sua maneira de ser e de agir. Querem te moldar segundo o jeito e a vontade delas. Só enxergam o teu lado ruim e te julga o tempo todo. É extremamente críticas. Tendem a pensar que sabem o que é melhor para você.
- Elas raramente acham ou aceitam que estão errados.
- Não aceita quando outras pessoas discordam de dela.
- Ficam facilmente irritadas.
- Não aceita ser contrariadas.
- Adoram ser o centro das atenções.
- Querem apenas falar e ficam entediados quando tem que ouvir a conversa de outras pessoas.
- Não conseguem esperar por pessoas que estão alguns minutos atrasadas.
- É extremamente teimosa.
- Tendem a interromper as pessoas o tempo todo.
- Não gosta de receber ordens.
- Geralmente não confiam nas pessoas.
- Sempre que você apresenta uma ideia ela lhe responde com outra ideia ou uma variação da sua.
- Nuca, deixa de ter a última palavra.
Você ou qualquer pessoa com a qual você convive que tiver 50% ou mais destas características certamente se trata de uma pessoa compulsivamente controladora.
Texto adaptado
2 comentários:
Conheço gente assim, graças a Deus hj melhorou.
Td isso denota insegurança,pq ninguém tem o controle de nada, só Deus.
bjokas =)
Que Deus nos ajude dessas pessoas e tmb ser essas pessoas, pois as vezes sem perceber somos um pouquinho ou mesmo poucão. Gostei de Ler bom para refletir.
Postar um comentário