Por que precisamos ser batizados com o Espírito Santo?
Existem pessoas que acham que não serão salvas por ainda não ter o batismo com o Espírito santo.
A bíblia diz que: Para sermos salvos, precisamos arrepender-nos e sermos batizados nas águas para remissão de pecados. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:38
A bíblia diz que: Para sermos salvos, precisamos arrepender-nos e sermos batizados nas águas para remissão de pecados. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:38
O processo do novo nascimento acontece, geralmente, na seguinte ordem: arrependimento, batismo nas águas, nascimento do Espírito e batismo no Espírito Santo. Se durante esse processo a pessoa morre, ela está salva, a exemplo do ladrão na cruz, que nem teve tempo de se batizar. Isso quer dizer que mesmo que a pessoa não seja batizada com o Espírito Santo ela será salva.
Mas é necessário nascer da água e do Espírito.
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”
“Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. “João 3: 5-7
Quando a pessoa se arrepende dos seus pecados e se converte dos seus maus caminhos, ela está caminhando rumo à salvação. Se ela perseverar até o fim será salva. Não basta apenas ser batizada, ela tem que permanecer em Jesus. “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Mateus 24:13
Por que precisamos ser batizados com o Espírito Santo?
- Para permanecer firme em Jesus.
O Espírito Santo é o poder que vem de Deus.
“...Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Atos. 1:4-8.
Enquanto o batismo nas águas sela a aliança entre o homem e Deus, o batismo no Espírito Santo é o selo do compromisso do homem para com Deus. Acontece uma troca: o homem se entrega a Deus através do batismo nas águas, e Deus cumpre sua parte da aliança ao derramar o Seu Espírito na vida dela.
Espírito Santo guia o cristão em toda verdade e o leva a testemunhar acerca da ressurreição do Senhor Jesus. Foi assim que aconteceu com os discípulos que, logo após receberem o Espírito Santo, saíram pelo mundo pregando, curando, libertando e testemunhando a ressurreição do Senhor Jesus.
Por isso que Jesus disse: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”João 16:13. Jesus falava sobre o Consolador que viria após sua morte ressurreição e ascensão aos céus.
O Espírito Santo é de tal importância, que o próprio Senhor Jesus pediu aos seus discípulos, que não se ausentassem de Jerusalém, enquanto não recebessem a promessa do Pai, que era o Espírito Santo.
"E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Atos. 1:4-8
O batismo com o Espírito Santo é uma necessidade imperiosa, com o objetivo de sobrevivência da própria fé cristã. Ele leva o cristão a ter experiências com o próprio Deus e proporciona condições para não deixá-lo ser levados pelos conselhos humanos.
“...Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”. João 14:26
É o Espírito Santo que faz a chama da fé permanecer viva dentro de cada um de nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário